Biscoitos beta @Terceira. Desenvolvido no âmbito da disciplina de TIC no ano de 2009.

Quinta-feira, 28 de Outubro de 2010

Hoje vou falar de como instalar aplicações à moda do Windows no Ubuntu. Essa instalação é feita a partir de pocatodes de extensão . run ou.bin

Para instalar pacotes de extensão .run ou .bin utilizo um comando chamado chmod que serve para alterar as permissões de acesso a alguma coisa, que neste caso será um ficheiros de extensão .run ou .bin. Porém, também podemos fazer isso graficamente como iremos ver mais à frente.

A primeira vez que tive de seguir este processo foi durante a instalação do Tremulous onde tive de exercutar um ficheiro .run na minha distribuição do GNU/Linux. Funciona no Ubuntu e penso que também funcionará em outras distribuições, mas ainda não experimentei.

 

Siga estes passos, as imagens mostram como fiz para instalar o Savage 2 no Ubuntu 10.10:

 

1º Depois de ter guardado o pacote numa pasta à sua escolha abra o terminal (Aplicações>Acessórios>Consola), ou premindo Ctrl+Alt+t.

 

 

2º Vá para a pasta onde o pacote está guardado através do terminal utilizando o comando cd:

Ex: cd /home/utilizador/pasta

 

 

3º Verifique se está na pasta certa dando ls. Isto apresenta-lhe uma lista dos ficheiros e pastas no interior das pasta atual, você verá o nome do seu ficheiro.run(.bin) que pretende instalar.

 

 

4º Agora execute chmod +x ficheiro.run(.bin) (não precisa de sudo) ou se preferir, clique com o botão direito sobre o ficheiro, escolha Propriedades, na aba de Permissões marque a opção Permitir executar o ficheiro como uma aplicação.

 

 

6º Por fim, execute sudo ./ficheiro.run(.bin) (pode ser necessário sudo, no caso de querer instalar a aplicação numa pasta onde você tem de ter permissão ou privilégios de root).

 

 

E já está, agora uma janela de instalação ter-se-á aberto e você pode instalar a sua aplicação como outra qualquer.

 

O sistema não dá permissão por defeito para executar automaticamente estes ficheiros por questão se segurança, em oposição ao ficheiros .exe do windows. Por isso, o que estivemos a fazer foi justamente alterar essa permissão e, assim, informar ao sistema que o pacote é um executável.

 

Recomendo apenas  que utilize este tipo de instalação quando não tiver outra alternativa. Se possível, instale aplicações pelos repositórios a partir do Synaptic (Sistema->Administração->Gestor de Pacotes Synaptic) - também chamado de Adicionar/Remover Aplicações em algumas distribuições GNU/Linux - ou a partir do Centro de Software Ubuntu (Aplicações->Centro de Software Ubuntu). É a forma mais segura, rápida e fácil. Só aconselho a instalar aplicações a partir de pacotes run ou bin quando a aplicação não estiver disponível nos repositório.

publicado por Sobrinho às 15:00

pesquisar
 
Outubro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
29
30

31


Últ. comentários
Gostei!!! Tá mesmo lindo, tava muito inspirado :)
olá vasco :)
Estavas mesmo inspirado. Gostei. :)Tchau. Beijinho...
http://aet.myfirehost.com/http://aet.myfirehost.co...
http://www.funny-games.ws/fear_unlimited_arena_2.h...
CAAAALAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA BOOO...
LOOL Jorge e depois The_Bleeder HAHA GG=)
ja te enganaste nao e assim mque se escreve xpl0de...

Windows 7 Sins

The next version of Ubuntu is coming soon
stopsoftwarepatents.eu petition banner

blogs SAPO


Universidade de Aveiro